Desde o início de minha formação médica tive um olhar especial para aspectos da pesquisa em geral, que me levou ao interesse pela docência. Esta trajetória não foi desenhada ao acaso pois sempre procurei buscar informações e pessoas que a partir das suas práticas e referenciais teóricos, trouxessem ações transformadoras na prática de ensinar e aprender.
Cursei Doutorado em Clínica Médica - Ensino em Saúde pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em fevereiro de 2018. Antes disso, em 2014, obtive o título de mestre em Medicina/Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco na ventilação oscilatória neonatal. Entre 1990 e 1992, realizei a Residência Médica em Pediatria no Hospital Gaffre Guinle, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também obtive as especializações em Pediatria, Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatologia pela SBP-AMIB.
Como minha área de atuação em pediatria sempre esteve vinculada à UTI Pediátrica e neonatal, meu Mestrado em Medicina / Pediatria na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1996, teve como objetivo principal a avaliação de pacientes ventilados sob ventilação oscilatória de alta frequência em neonatologia.
Atualmente, quase 30 anos depois, este assunto é tema central de um projeto multiprofissional e interdisciplinar, com financiamento da Fundação Araucária, onde estamos desenvolvendo um gerador de fluxo oscilatório que visa a oxigenação tecidual. A pesquisa atual, focada em desenvolver o gerador de fluxo está sendo supervisionado por professores do Curso de Física da UEM, sendo meu papel a análise e compreensão de aspectos fisiopatológicos e clínicos, assim como futuras utilizações do aparelho.
O início desta pesquisa na UEM, ocorreu durante a pandemia do COVID 19, quando observamos que existia no mundo, vários grupos utilizando “capacetes de ventilação não invasiva”, modelos Helmet Ventilation. Criamos, então, um “capacete” de nossa autoria, com modelo e material próprios, de baixo custo e boas respostas clínicas. Produzidos aproximadamente 500 capacetes, distribuídos em 6 estados do país e estima-se que 2500 pessoas utilizaram este modelo de ventilação. Importante salientar que as doações para a manufatura do capacete foram direcionadas a Associação dos Amigos do Hospital Universitário da UEM.
Sou Doutor em Clínica Médica - Ensino em Saúde, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com tese defendida em fevereiro de 2018. A tese é uma pesquisa cujo tema principal foi a análise qualitativa de uma disciplina interprofissional que criamos em 2014 e que envolve sete cursos da área da saúde, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde sou desde 2007 sou professor de Saúde Coletiva. A disciplina conta com várias publicações em artigos e capítulos de livros, todos documentados em meu Currículo Lattes.
Esta iniciativa originou-se em uma importante política pública, o PET (Programa de Educação para o Trabalho/ Tutorial) e hoje colhemos seus frutos, pois, os residentes da Residência Multiprofissional, graduados na UEM, ingressam com noções básicas de interprofissionalidade. A trajetória da disciplina foi apresentada em vários congressos e simpósios nacionais e internacionais, destaco o Congresso Brasileiro de educação Médica (2018-2019-2023), o Encontro anual da CAIPE em Oxford (UK) no ano de 2018 e em Antuérpia (Bélgica) 2019.
Atualmente, é uma disciplina extensionista, os projetos de intervenção são parte majoritária das atividades, de forma interprofissional, agregando as coordenações de extensão dos cursos de medicina, odontologia, enfermagem, farmácia, biomedicina, psicologia e educação física.Estive à frente da coordenação de curso de medicina em uma instituição privada na cidade de Maringá, no período de 2007 a 2011, o que proporcionou um grande aprendizado e aprofundamento nos conhecimentos sobre assuntos específicos da formação em medicina, como Diretrizes Nacionais Curriculares, projetos pedagógicos dos cursos, métodos ativos, entre outros tantos.
No ano de 2012 fui selecionado para a cursar a pós graduação de Desenvolvimento Docente para Educadores das Profissões da Saúde (FAIMER-UFC), devo ressaltar que neste momento ocorre uma significativa mudança na minha carreira, passando às questões de ensino médico, a serem a prioridade tanto para o direcionamento de atividades, como aprofundamento da leitura e exercício da prática.
Fruto deste movimento na busca de espaços junto às instituições e pessoas da área da educação médica, em 2014 tornei-me tutor do curso de formação de preceptores da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e posteriormente fui convidado a coordenar o curso de Processos Educacionais na Saúde com Ênfase em Tecnologias Educacionais Construtivistas Ministério da Saúde/ Hospital Sirio Libanês (2017), do grupo de preceptores em Sarandi e Maringá.
Nos anos de 2012-14 exerci o cargo Coordenador Adjunto de Curso de Medicina da UEM e atualmente sou o Chefe Adjunto do Departamento de Medicina UEM (2022-24). Sou avaliador da Comissão de Avaliação e Monitoramento de Escolas Médicas Federais CAMEM/MEC (2016-7/20) onde retornei neste ano de 2023. Retomando as atividades, estarei junto à comissão em Catalão GO, Araranguá SC e Teófilo Otoni MG.
Desenvolvemos, também, um curso de preparação para os futuros preceptores das Faculdades Pequeno Príncipe, em Curitiba/PR, com o objetivo revisar conceitos e apresentar o programa do internato desta instituição.
Além das descrições das atividades relatadas, continuo atuando como Preceptor do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UEM (desde 2012); Preceptor doPrograma de Residência Médica em Pediatria (desde 2010) e Preceptor do Programa de Residência Médica de UTI Pediátrica da UEM (desde 2011), e Como assessor de ensino, pesquisa e extensão do Hospital Universitário Regional de Maringá (2018-19) e retornando em maio de 2023, atuo como consultor na mesma área, e também como Editor Chefe do Journal of Interprofessional Health Education, Revista Científica do HUM-UEM (desde 2018) da qual fui um dos fundadores.
Também atuo como colaborador e revisor das seguintes publicações científicas: Revista Brasileira de Educação Médica (desde 2018) da ABEM, da Revisor da Revista Interface Botucatu (desde 2019) e Revisor da Revista Espaço para Saúde FPP (desde 2023).
Na UNIPAR em Umuarama desenvolvo um trabalho de suporte pedagógico que se iniciou tão logo o credenciamento da cidade foi aprovado, na implantação de Residências Médicas e posteriormente na capacitação do grupo de futuros professores com a construção de um currículo centrado em competências e mediado por metodologias ativas de ensino aprendizagem.Ainda como assessor para assuntos pedagógicos participei na implementação dos cursos de medicina do Centro Universitário da UNINGÁ em Maringá (2007-11) e das Faculdades CAMPO REAL em Guarapuava PR (2016).