Implantação do Curso de Medicina
Tive a oportunidade de contribuir para a implantação do Curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar – Umuarama), onde desenvolvemos práticas inovadoras centradas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina.
Enfrentamos o desafio de modernizar o currículo, e minha abordagem concentrou-se na introdução de métodos ativos de ensino, envolvendo a formação dos docentes, tutores e preceptores criando perspectivas de construção do conhecimento, individual e coletivo e redimensionando o papel de cada um.
A seqüência deste processo, após aprovação pelas instâncias superiores que autorizaram o curso, envolveu uma apresentação deste modelo para o conjunto da instituição e para os estudantes do curso de medicina. Afinal, o ensino centrado no estudante, exige conhecimento e participação por parte destes.
Assim, de maneira mais participativa esta a modernização curricular foi necessária para que o projeto pedagógico estivesse de acordo com as últimas práticas médicas e a criação de uma experiência de aprendizado mais integrada.
Foi possível promover a colaboração entre diferentes conteúdos, de áreas diferentes, enriquecendo assim a formação dos futuros médicos, na busca de um profissional generalista, humanista, crítico, empático, reflexivo, ético, com capacidade de atualizar-se permanentemente para atuar e valorizar a atenção, a gestão e a educação em saúde, com responsabilidade social e compromisso com a defesa do SUS.
ESTRATÉgia
A estratégia incluiu a implementação de oficinas pedagógicas, simulações clínicas avançadas e parcerias estratégicas com profissionais atuantes na área. Essa abordagem não apenas fortaleceu a base teórica dos estudantes, mas também os preparou de forma mais eficaz para os desafios do mundo real.
Resultado
Os resultados positivos foram evidentes, com um aumento significativo na participação dos alunos, melhorias nas avaliações de desempenho e uma maior aceitação dos graduandos em programas de residência médica renomados.